Ao longo dos seus oito anos, o Prêmio Quem é Quem tem evoluído constantemente, refletindo as dinâmicas e avanços do cooperativismo dos setores de aves e suínos.
O prêmio Quem é Quem é considerado o Oscar do Agro, evidenciando as “Melhores e Maiores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos”.
Primeira edição em 2016
A primeira edição do Prêmio Quem é Quem foi realizada no ano de 2016 e conduzida pela Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas (EJFGV), em parceria com a entidade patronal do prêmio, a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a partir de criteriosa avaliação dos dados das principais cooperativas brasileiras, com o conceito de sustentabilidade como princípio.
À época, o estudo elaborou rankings destacando a performance de cada uma das cooperativas participantes nas dimensões:
– Ranking Ambiental;
– Ranking Social;
– Ranking Econômico-Financeiro.
Cada ranking, classificava as 5 cooperativas que tiveram os melhores desempenhos.
A partir deste ranqueamento, a equipe da FGV elaborou também o Ranking de Sustentabilidade – uma análise global das cooperativas sob as dimensões econômica, social e ambiental – um tripé que, em razão do avanço do segmento nas empresas, tornou-se o ESG.
O objetivo era o de analisar a capacidade das organizações na geração de resultados econômicos baseada em processos e ações que continham responsabilidade social, cristalizada com o compromisso ambiental, o que gerava o resultado final de melhor desempenho global das cooperativas entre o primeiro e quinto lugar.
Edição 2024
Na edição 2024 foi realizada, pela primeira vez, a adição da categoria Produção e Armazenamento de Grãos o que refletiu em um marco significativo à premiação, reconhecendo a importância das cooperativas neste segmento essencial para a economia brasileira.
A premiação fez parte da 23ª edição da AveSui – Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos – realizada entre os dias 16 e 18 de abril de 2024, em Medianeira (PR), e as cooperativas participantes tiveram a oportunidade de concorrer não apenas na nova categoria “Grãos”, mas também em outras categorias, abrangendo as áreas abaixo.
Veja todas as categorias e os vencedores da edição:
– Gestão Desempenho Econômico-Financeiro:
Lar Cooperativa Agroindustrial
– Gestão Socioambiental e Sustentabilidade:
Cooperativa Frimesa
– Melhor Técnico:
“Melhor Técnico – Assistência Técnica na Avicultura”
JOSIANE MACULAN SALVO, da Lar Cooperativa Agroindustrial
“Melhor Técnico – Assistência Técnica em Suinocultura”
GUSTAVO BERNART, da Coopavel
– Melhor Gestor Operacional:
Gustavo Oscar Hoelscher, da Aurora COOP
– Liderança Feminina:
Giovana Rosas, da Lar Cooperativa
– Inovação Tecnológica:
Lar Cooperativa Agroindustrial
– Bem-estar Animal:
Aurora Coop
– Varejo, Inovação, Consumo e Ação em Marketing:
Cooperativa Agroindustrial Copagril
– Produção e Armazenamento de Grãos:
Lar Cooperativa
– Melhor Cooperado:
“Melhor Cooperado Avicultura”
ANTENOR JOSÉ FUMAGALLI, da C.Vale
“Melhor Cooperado Suinocultura”
Rudi Werle Welter, da Primato
Idealizado pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agrimídia, a edição de 2024 teve como patrocinadores a Agroceres PIC – empresa líder no fornecimento de genética suína; a Boehringer Ingelheim – empresa com produtos inovadores dentro do segmento de saúde animal e a De Heus – empresa com soluções tecnológicas nutricionais para suínos e aves.
Todo troféu tem uma história: conheça a do prêmio Quem é Quem
O troféu que os vencedores do prêmio Quem é Quem recebe reproduz a árvore Pau-Brasil. Símbolo nacional, responsável por dar nome ao País, o Pau-Brasil possui uma das madeiras mais valiosas do mundo, considerada incorruptível, pois não apodrece e insetos não a atacam.
Sua seiva, de forte cor avermelhada, foi muito apreciada para o tingimento de tecidos e fabricação de móveis no século XVI, o que quase a levou à extinção.
A escolha da árvore simboliza o cooperativismo e suas enormes raízes no desenvolvimento social acompanhado de uma grande força transformadora do campo e das famílias que nele vivem.
Significado na arte
O troféu foi desenvolvido pela artista plástica Ana Paula de Castro. As suas obras são fundamentadas na tradição do trabalho manual, mesmo com a expertise adquirida e a utilização de novas tecnologias.
Coerente com o posicionamento de seus temas que registram a natureza, a designer trabalha com materiais de baixo impacto ambiental como aço – totalmente reciclável – e madeira de reflorestamento.
A artista já desenvolveu trabalhos para o Instituto Terra, iniciativa do fotógrafo Sebastião Salgado, como a escultura entregue pelo próprio instituto ao príncipe Albert II, de Mônaco.
Novidades para 2025
Para a edição 2025, além de todas as categorias mencionadas, haverá a inserção do setor de Aquicultura, por sugestão da OCB, o que reflete um compromisso em abranger setores relevantes e do comprometimento das cooperativas em impulsionar o desenvolvimento sustentável.