Prêmio Quem é Quem, conheça os finalistas na categoria Assistência Técnica Suinocultura
O Prêmio Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos, promovido pelas Revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial e pela Gessulli Agrimídia, com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), abriu a votação popular da categoria Assistência Técnica Suinocultura. Até o dia 15 de setembro, o público pode acessar o site oficial do prêmio, conhecer os finalistas e escolher o profissional que mais se destaca no fortalecimento da suinocultura nacional.
Os finalistas foram indicados por suas cooperativas e reconhecidos pelo impacto de seu trabalho, marcado pela proximidade com os cooperados, pela implementação de boas práticas de manejo, pela gestão de riscos sanitários e pelo incentivo à inovação e à eficiência produtiva. Após criteriosa análise de uma comissão técnica, cinco profissionais foram selecionados para concorrer ao voto popular.
“A categoria Assistência Técnica Suinocultura valoriza os profissionais que estão diariamente ao lado dos cooperados, levando conhecimento técnico, orientando processos e garantindo que a produção de suínos se desenvolva de forma sustentável, segura e competitiva. Eles são fundamentais para a evolução do setor e para o fortalecimento do cooperativismo”, destaca Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agrimidia.
Em sua oitava edição, o Prêmio Quem é Quem se consolida como a principal homenagem ao cooperativismo de aves e suínos no país. Neste ano, celebrado como o Ano Internacional das Cooperativas, a categoria Assistência Técnica Suinocultura reforça o papel estratégico desses profissionais no desenvolvimento da cadeia produtiva e no futuro sustentável da suinocultura brasileira.
Bruna Guareski – Aurora Coop
Natural de Faxinalzinho (RS), tem 31 anos e cresceu em meio à produção rural, auxiliando seus pais na propriedade. Em 2012, concluiu sua formação como técnica agropecuária e, no mesmo ano, iniciou sua trajetória na cooperativa, atuando no Balcão de Atendimento aos Produtores. Posteriormente, migrou para o Departamento de Suinocultura, no setor administrativo, onde prestava suporte aos produtores com documentação e orçamentos. Durante esse período, iniciou sua formação em administração. Há 10 anos, ela trabalha na Aurora, onde dedicou 3 anos à assistência técnica em parcerias de suínos. Essa experiência a ensinou que o trabalho na área vai além do técnico, baseando-se em confiança e parceria. O ano de 2024 foi um marco, com a conclusão de sua formação em medicina veterinária e o reconhecimento como Técnica Destaque Propriedade Rural Sustentável Aurora. Ela expressa um imenso orgulho em representar a cooperativa, reconhecendo a dedicação de seus colegas e o compromisso com os integrados. Sua jornada é marcada por sonhos, trabalho árduo e dedicação, e ela segue com gratidão, pronta para os próximos desafios. “Ser parte disso me fortalece como profissional e mulher. Aliás, ser mulher no agro é uma das minhas maiores motivações em saber que estou representando tantas outras histórias de superação e de dedicação”. Veja também o vídeo!
Leonardo Romancini Nitrini – C.Vale
Natural de Guarantã (SP) e formado em Garça (SP). Ao concluir a faculdade, com grande desejo de ingressar no mercado de trabalho, enviou currículos para o oeste do Paraná e foi contratado como assistente técnico no departamento de Suínos da cooperativa agroindustrial C.Vale. Inicialmente, sua função era a entrega de genética líquida. Com dedicação, força de vontade e organização, logo ascendeu a uma vaga de extensionista, prestando assistência técnica aos produtores integrados da fase de creche. Após três anos como extensionista, trabalhando ao lado de grandes profissionais e adquirindo experiência, ele recentemente assumiu a supervisão técnica da fase de creche dos produtores integrados da C.Vale. O profissional atua há quatro anos e meio no departamento de Suínos e expressa muita gratidão à cooperativa. Atualmente, sua função envolve a gestão de indicadores e a liderança da equipe de extensionistas e assistentes técnicos da fase de creche. “Quatro anos e meio atuando no departamento de suínos, hoje tenho a certeza que com essa responsabilidade a gente consegue entregar um trabalho de qualidade para os produtores integrados”. Veja também o vídeo!
William Stein – Coopavel
Trabalha na Coopavel há seis anos, prestando assistência técnica a produtores de terminação de suínos. Seu trabalho envolve o acompanhamento do desempenho dos animais, a identificação de oportunidades e a avaliação de índices zootécnicos, como consumo de ração, curva de crescimento e sanidade. Cada lote apresenta desafios distintos, sendo assim, o suporte do técnico é fundamental. A relação do profissional com o cooperado transcende a eficiência zootécnica e o ganho financeiro, construindo uma parceria baseada em amizade e confiança. Sua missão, com uma visão holística, é produzir alimentos de qualidade para alimentar o mundo. “A nossa relação vai além da eficiência zootécnica e do ganho financeiro. Desenvolvemos uma relação de parceria, amizade e confiança. A minha missão, com essa visão holística de tudo o que acontece, é produzir alimentos de qualidade, alimentar o mundo”. Veja também o vídeo!
Deividi Cristiano Schwendler – Lar Cooperativa
Descobriu seu amor pela suinocultura ainda na adolescência, quando era responsável pelo setor de suinocultura no Colégio Agrícola. Durante esse período, realizou estágios na área, inclusive na cooperativa Lar. Aos 18 anos, iniciou sua carreira na cooperativa no Oeste Paranaense, onde atuou como assistente extensionista de suinocultura por sete anos e meio. Nesse período, especializou-se e formou-se em medicina veterinária. Aproveita as oportunidades oferecidas por grupos de WhatsApp e outras mídias sociais para compartilhar seu conhecimento, ministrando palestras e cursos para produtores. Ele busca abranger todas as áreas da suinocultura, desde a Unidade de Produção de Leitões (UPL) e Unidade de Produção de Desmamados (UPD) até creches e fases de terminação. O profissional expressa grande satisfação em seu trabalho, dedicando-se ao bem-estar dos suínos e à obtenção dos melhores resultados para os associados. “Eu sempre busco ver com os produtores em outras granjas o que eles fazem de melhor e trazer para os cooperados, e também eu tenho uma satisfação, eu gosto do que faço, eu gosto de trabalhar com a suinocultura”. Veja também o vídeo!
Glaci Adélia Kasper Ertel – Primato
Sua paixão pela suinocultura é antiga, influenciada pelos pais, que trabalharam no ramo por mais de 20 anos. Desde a infância e adolescência, já sonhava em ser médica veterinária, um sonho que, com o incentivo de sua família, conseguiu realizar. Atualmente, ela exerce a profissão na cooperativa Primato, contando com o auxílio de sua equipe no trabalho diário. Ela enfatiza a importância de influenciar positivamente a vida das pessoas, a produção dos cooperados e os resultados da cooperativa, o que requer um acompanhamento diário e próximo aos produtores. “Então é com grande satisfação hoje que eu desenvolvo esse trabalho junto com os produtores, que é a extensão rural no campo, uma profissão muito nobre que eu sempre tento passar para os meus técnicos”. Veja também o vídeo!
O Prêmio Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos, promovido pelas Revistas Avicultura Industrial, Suinocultura Industrial e pela Gessulli…
O Prêmio Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos, promovido pelas Revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial e pela Gessulli…
O Prêmio Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos, promovido pelas Revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial e pela Gessulli…