O Prêmio Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos, promovido pelas Revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial e pela Gessulli Agrimidia com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), abriu a votação popular da categoria Liderança Feminina. Até o dia 15 de setembro, o público pode acessar o site oficial do prêmio, conhecer as finalistas e escolher a dirigente que mais inspira e se destaca no fortalecimento do cooperativismo nacional.
As finalistas foram indicadas por suas cooperativas e reconhecidas pelo impacto de suas trajetórias, marcadas pela inovação, gestão eficiente e pela contribuição no desenvolvimento sustentável do setor de aves e suínos. Após criteriosa análise de uma comissão técnica, três líderes foram selecionadas para concorrer ao voto popular.
“A categoria Liderança Feminina tem um simbolismo especial no Prêmio Quem é Quem. Ela reconhece mulheres que, com coragem e visão estratégica, ocupam espaços de decisão e mostram como a diversidade fortalece as cooperativas e o setor produtivo como um todo. Cada edição revela histórias de determinação e resiliência que elevam o padrão de gestão e ampliam a representatividade feminina no agro brasileiro”, destaca Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agrimidia.
Em sua oitava edição, o Prêmio Quem é Quem se consolida como a principal homenagem ao cooperativismo de aves e suínos no país. Neste ano, celebrado como o Ano Internacional das Cooperativas, a categoria Liderança Feminina ganha ainda mais relevância, dando visibilidade às mulheres que transformam o setor e inspiram novas gerações.
Confira as finalistas desta edição:
Andréia Dal Pissol – Aurora Coop

Com 29 anos de atuação no sistema cooperativista, ela possui mestrado e especialização em engenharia de alimentos, com formações adicionais em gestão ambiental e empresarial. Atualmente, também é doutoranda em engenharia de alimentos. A profissional lidera uma equipe de qualidade responsável pelas análises de alimentos em todo o complexo industrial da Aurora Coop. Ela também representa a Aurora na Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), participando da Câmara de Tecnologia e de comitês de qualidade técnicos, contribuindo há mais de 20 anos para a sustentabilidade do agronegócio. Em sua trajetória na Aurora, que começou como estagiária, já atuou como supervisora e coordenadora, chegando ao seu cargo atual, ela se orgulha de fazer parte do crescimento da cooperativa, que expandiu de quatro para 20 unidades industriais, produzindo alimentos de excelência à base de suínos, aves, industrializados, lácteos, massas e vegetais. “A presença de mulheres na liderança era praticamente inexistente, mas isso nunca me limitou. Com trabalho, garra e determinação, conquistei meu espaço, ganhando a confiança de líderes e liderados”. Veja também o vídeo!
Raquel Claus – C.Vale

Carrega em seu DNA o espírito cooperativista e a força do campo. Filha de Onilo Claus, um dos mais respeitados integrados da C.Vale no ramo de suínos e peixes, cresceu em meio à rotina da propriedade rural, desenvolvendo desde cedo um olhar sensível e estratégico para os desafios do agronegócio. Em 2008, iniciou sua trajetória profissional na cooperativa como operadora de qualidade na área de avicultura. Posteriormente, passou a atuar na implementação do sistema SAP, programa de gestão da cooperativa, onde permaneceu por mais nove anos. Ao todo, foram 16 anos dedicados à C.Vale, período em que se destacou não apenas pela competência técnica, mas também pela liderança com empatia, escuta ativa e foco em resultados. Sempre comprometida com a busca por melhorias e pela valorização das pessoas, construiu uma sólida reputação como profissional inovadora, determinada e inspiradora. A produtora representa a força da mulher no agro, a importância de uma sucessão familiar planejada e o impacto positivo que uma liderança sensível, estratégica e comprometida pode gerar dentro e fora da cooperativa. “Acredito na importância de fortalecer a sucessão familiar, ampliar a participação de mulheres e jovens nas decisões e investir em conhecimento e tecnologia. Assim, garantimos o futuro do agro com pessoas preparadas e comprometidas”. Veja também o vídeo!
Denise Baron – Lar Cooperativa

Formada em ciências contábeis, possui especializações em finanças e controladoria. Filha de associados, vivenciou em casa o impacto positivo do cooperativismo na vida das famílias. Sua jornada profissional na cooperativa começou há 19 anos como estagiária na área de pecuária. Posteriormente, trabalhou nas áreas financeira e de controladoria. Há quase três anos, assumiu o desafio de liderar a área financeira da cooperativa. Sua trajetória na cooperativa, especialmente no mundo financeiro, que é tradicionalmente menos associado às mulheres, é vista como um espelho para muitos. A profissional desafia sua equipe diariamente a melhorar, oferecendo feedbacks e dicas, buscando uma performance excelente e o aprimoramento contínuo de todos. O trabalho de sua equipe é pautado pela transparência, o que constrói uma relação de confiança com o mercado financeiro. “A liderança feminina possui uma força única, combinando firmeza, sensibilidade e cuidado, características que diferenciam e transformam os ambientes, tornando as mulheres protagonistas de suas histórias”. Veja também o vídeo!
Ladia Inês Kohler Kliemann – Primato

Filha de agricultores e criada no interior, sempre esteve ligada à lavoura. A perda de seu pai, com quem compartilhava momentos na cooperativa desde pequena, deixou uma marca, mas também reforçou seus laços com o cooperativismo. Ao se casar, seu marido já era cooperado, e juntos, eles decidiram investir em uma granja de suínos. A Cooperativa Primato foi a parceira escolhida para esse novo empreendimento, abrindo as portas e viabilizando o projeto. Com dedicação, conduz a granja de suínos, mesmo com o desafio inicial de não conhecer o manejo dos animais. Ela conta com o apoio do marido e do filho em tarefas específicas, mas assume a responsabilidade pela vacinação, escritório e todo o manejo técnico da produção. Sua rotina mudou completamente, mas seu engajamento com o cooperativismo só cresceu. A produtora se tornou uma cooperada ativa, participando de palestras técnicas sobre terminação de suínos. Esse envolvimento a levou a ser convidada para o Comitê Mulher da Primato, onde rapidamente assumiu a coordenação. O grupo, que começou com 10 mulheres, hoje conta com 50 participantes, demonstrando o poder da união e do apoio mútuo. Em 2025, deu mais um passo importante em sua trajetória ao ser convidada para integrar o Conselho de Administração da Primato. Ela descreve essa experiência como muito positiva, enriquecedora e que traz muita experiência pessoal. “É muito importante nós mulheres ter um espaço no conselho para expressar sugestões e contribuir ativamente para a transformação da cooperativa e ajudar ainda mais as nossas vidas de cooperados”. Veja também o vídeo!
CLIQUE AQUI PARA VOTAR!
Serviço
Prêmio Quem é Quem 2025 – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves, Suínos e Peixes
Data da premiação: 29 de outubro de 2025
Horário: 15h
Local: Centro de Convenções e Eventos – Cascavel/PR
Evento: 24ª AveSui América Latina (28 a 30 de outubro)
Mais informações: (11) 4013-1277 | avesui@gessulli.com.br
Sites oficiais: www.quemequem.agr.br | www.avesui.com.br