Em nova entrevista exclusiva à Gessulli Agrimídia, o presidente executivo da Frimesa, Elias José Zydek, detalhou os avanços no processo de reestruturação da empresa e compartilhou projeções de crescimento para os próximos anos. O conteúdo complementa o material já publicado na última edição da revista Suinocultura Industrial e aprofunda a visão estratégica da cooperativa frente aos desafios e oportunidades do setor.
Atualmente, a Frimesa é a maior processadora de carne suína do Paraná e a quarta maior do Brasil. Com presença em cerca de 30 países, exporta 25% da produção e destina os outros 75% ao mercado interno. Segundo Zydek, o plano da empresa é ambicioso: “Queremos sair deste ano com 12 mil cabeças por dia para 15 mil já no próximo ano, e chegar a 2032 com 23 mil cabeças por dia.”
Para sustentar esse crescimento, a empresa está promovendo uma reestruturação com foco especial no mercado interno. “Adotamos estratégias de ampliar nossa logística no Estado e estamos transferindo toda a nossa estrutura comercial para lá. Isso faz com que a Frimesa esteja mais presente e capilarizada em toda a região”, afirmou o presidente.

Mercado interno e exportações em equilíbrio
Zydek também comentou o cenário atual do setor, destacando um momento de estabilidade. “A suinocultura passa por um momento bom, com custo de produção reduzido devido à queda no preço dos grãos e equilíbrio entre oferta e demanda, tanto no Brasil quanto no mercado mundial. Isso mantém preços razoáveis no varejo e uma boa remuneração para os produtores.”
Ele projeta novo recorde de exportações, com o Brasil superando 1,5 milhão de toneladas — volume que deve representar cerca de 25% da produção nacional. “A produção brasileira deve crescer 3% em 2025, ultrapassando 5 milhões de toneladas. Também estamos próximos de 20 quilos de consumo per capita ao ano, o que mostra que o mercado interno continua evoluindo.”
Apesar do otimismo, o executivo ressalta que o poder aquisitivo da população ainda representa um ponto de atenção para o setor. “Esse é o principal desafio. É preciso manter produtos acessíveis e, ao mesmo tempo, garantir rentabilidade para toda a cadeia.”
Com uma visão estratégica de longo prazo e ações concretas já em andamento, a Frimesa projeta ocupar ainda mais espaço no mercado nacional, sem perder o foco na expansão internacional.