Ano Internacional das Cooperativas pela ONU: Prêmio Quem é Quem celebra 8 anos de destaque no cooperativismo

Em 2025 se consagra uma celebração para o cooperativismo, pois foi declarado como o Ano Internacional das Cooperativas pela Organização das Nações Unidas (ONU), um marco que evidencia o papel fundamental das cooperativas na construção de um futuro mais justo, sustentável e inclusivo. Essa designação impulsiona ações em todo o mundo para promover o cooperativismo como modelo de negócio eficaz e socialmente responsável. Estudos e relatórios de organizações internacionais reforçam a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a resiliência em momentos de crise. Governos e instituições em diversos países demonstram crescente interesse em apoiar o cooperativismo, reconhecendo seu potencial para impulsionar o desenvolvimento local e regional. E é nesse contexto de celebração e reconhecimento que o Prêmio Quem é Quem, promovido pela editora Gessulli Agrimídia, chega à sua oitava edição, honrando os líderes e as melhores práticas do cooperativismo brasileiro.

Ao longo de seus oito anos, o Prêmio Quem é Quem tem evoluído constantemente, refletindo as dinâmicas e avanços do cooperativismo dos setores de aves e suínos. O Prêmio, criado em 2016, destaca todos os elos que constituem as cooperativas brasileiras, hoje em 13 categorias que passam por Econômica, Gestão, Fomento, Melhor Cooperado e Liderança Feminina, entre outras.

Primeira edição em 2016

A primeira edição do Prêmio Quem é Quem foi realizada no ano de 2016 e conduzida pela Empresa Júnior da Fundação Getúlio Vargas (EJFGV), em parceria com a entidade patronal do prêmio, a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), a partir de criteriosa avaliação dos dados das principais cooperativas brasileiras, com o conceito de sustentabilidade como princípio.

À época, o estudo elaborou rankings destacando a performance de cada uma das cooperativas participantes nas dimensões:

  • Ranking Ambiental;
  • Ranking Social;
  • Ranking Econômico-Financeiro.

A partir deste ranqueamento, a equipe da FGV elaborou também o Ranking de Sustentabilidade – uma análise global das cooperativas sob as dimensões econômica, social e ambiental – um tripé que, em razão do avanço do segmento nas empresas, tornou-se hoje o ESG aplicado em várias empresas. O objetivo era o de analisar a capacidade das organizações na geração de resultados econômicos baseada em processos e ações que continham responsabilidade social, cristalizada com o compromisso ambiental, o que gerava o resultado final de melhor desempenho global das cooperativas entre o primeiro e quinto lugar.

Edição 2025

Na edição 2025 que será realizada no dia 29 de Outubro em Cascavel (PR) traremos um total de 13 categorias incluindo a categoria Produção e Armazenamento de Grãos, lançada em 2024, o que refletiu em um marco significativo à premiação, reconhecendo a importância das cooperativas neste segmento essencial para a economia brasileira.

A premiação fará parte da 24ª edição da AveSui – Feira da Indústria Latino Americana de Aves e Suínos – que se realizará entre os dias 28 e 30 de Outubro de 2025, em Cascavel (PR), e as cooperativas participantes terão a oportunidade de concorrer não apenas na nova categoria “Grãos”, mas também em todas as categorias que compõe essa noite de celebração e reconhecimento do homem e cooperativas que formam o agronegócio brasileiro em um dos formatos de negócios mais admirado e respeitado mundialmente.

Anote em sua agenda:

Prêmio Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos

Data: 29 de Outubro de 2025

Local: Centro de Exposições Cascaval (PR)

Informações: avesui@gessulli.com.br

Artigos Relacionados