Lar é tetracampeã na categoria inovação no Quem é Quem

Cooperativa é a segunda maior ganhadora com doze troféus do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos

A Lar Cooperativa Agroindustrial já acumula doze troféus ao longo dos seis anos do Prêmio Quem é Quem. Em 2022 levou pela quarta vez consecutiva o prêmio de inovação, tornando-se destaque nesta categoria. A categoria Inovação busca reconhecer iniciativas de projetos inovadores implantados pelas cooperativas que resultaram na melhoria de uma ou várias etapas de sua produção, com impacto positivo para os seus cooperados.

Nesse ano, a Lar conquistou o prêmio com o projeto “Aplicativo Lar Digital”, desenvolvido como uma estratégia de transformação digital visando fortalecer o relacionamento entre colaboradores e associados da Lar.

O aplicativo Lar entrega na palma da mão do usuário, o que antes era preciso se deslocar para ter acesso, inovando neste tipo de relacionamento, além de oportunizar agilidade, digitalização e consequentemente redução de arquivos físicos, o que influencia na sustentabilidade dos processos, tornando a Lar mais competitiva no mercado, principalmente em relação ao perfil do jovem produtor/associado, que cada vez mais busca comodidade e velocidade nos processos relacionados à gestão de suas propriedades, os atraindo de forma mais intensa.

Segundo avaliação da Esalq-USP, a proposta vencedora trouxe a tecnologia para a palma das mãos dos cooperados, facilitando a difusão da informação, desburocratizando processos, conectando funcionários e associados, demonstrando na prática que a revolução digital já é realidade no campo.

Em 2021, o projeto premiado da cooperativa foi a incorporação de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), além de sensores e algoritmos matemáticos, para que, na medida em que o nível de ração nos silos atingisse uma quantidade mínima, todo o processo de quantificação, pedido, fabricação e entrega por meio de caminhões fosse automatizado, evitando rupturas na fábrica, falta (ou sobra) de ração aos produtores e reduzindo custos logísticos pela otimização das rotas. O desenvolvimento do projeto se deu em duas grandes etapas que compreenderam algumas fases, sendo resultado direto da atuação do setor de Gestão da Inovação da Lar, que possui programa específico de Inovação.

Já em 2019, a Lar levou o prêmio de inovação com o sistema de monitoramento de aviários em tempo real. Uma parceria com uma startup resultou em um projeto de monitoramento automático de dados de ambiência e desempenho em frango de corte. É essa a solução que garantiu o reconhecimento da cooperativa mais uma vez na categoria. “Para nós, é o premio mais importante; ganhar significa estar muito atualizado, focado naquilo que é o futuro e estudar muito”, ressalta Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar, que acredita que a cooperativa está no caminho certo para o futuro.

No ano de 2018, primeira vez campeã na categoria, a cooperativa se destacou um aplicativo para uso em smartphones, a partir do qual o técnico pode agendar suas visitas e captar dados do lote em tempo real, possibilitando uma maior interação com o associado. “É um grande incentivo termos a cooperativa reconhecida através de suas pessoas, técnicos e cooperados, porque é um trabalho que é desenvolvido a muitas mãos e temos sempre que contar que o nosso produtor que acata orientações e o rumo que a cooperativa dá”, comentou o presidente da Lar.

A cooperativa ao  longo dos seis anos de realização do prêmio recebeu 12 troféus e se destacou também nas categorias de Assistência Técnica, Melhor gestor cooperado aves, Biomassa e Bioenergia, Mulher Cooperada, Econômico-financeiro, Responsabilidade Ambiental  e Gestão Operacional.

Premio Quem é Quem 2023

O Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos é conhecido como o “Oscar” do cooperativismo do país. Conquistar uma das 14 categorias é um reconhecimento especial ao trabalho de uma vida, a uma ideia inovadora, aos cuidados dedicados à área social ou ambiental, aos investimentos e melhorias de renda e vida a milhares de famílias rurais e comunidades.

A premiação é uma iniciativa das revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agromídia. O objetivo é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas cooperativas brasileiras, assim como de toda sua cadeia produtiva, o que envolve produtores, técnicos e gestores. São elas responsáveis por gerar riquezas no campo e nas regiões onde atua, carregando consigo uma visão mais humanística, onde o ser humano e suas relações estão acima da opção do lucro pelo lucro. Em cada categoria, são destacados aspectos técnicos, administrativos/gerenciais, de performance e de história na cooperativa e no setor produtivo.

Em 2023 o prêmio chega a sua sétima edição e já tem data definida, será no dia 25 de abril durante a abertura oficial da AveSui  América Latina.

Artigos Relacionados