Na avicultura moderna, a eficiência na produção está diretamente ligada à redução de perdas e à qualidade da carne. Lesões, mortalidade e problemas de manejo afetam o rendimento das carcaças e aumentam índices de condenação, impactando a rentabilidade e a confiança do consumidor.
É nesse contexto que se insere a palestra “Bem-Estar das Aves: Impactos Econômicos e Estratégias de Mitigação”, que será apresentada por Humberto Vinícius Faria da Cunha, no dia 29 de outubro, às 09h00, dentro do Painel Processamento Inteligente – Prevenção de Condenações e Valorização da Carne, durante o Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal, parte da programação da AveSui 2025, em Cascavel (PR).
Estratégias para reduzir perdas e valorizar a carne
Na palestra, Humberto vai mostrar como investir em práticas de manejo e indicadores de bem-estar permite reduzir perdas, aumentar o rendimento das carcaças e melhorar a qualidade final da carne. Serão abordadas ações práticas, que vão desde ajustes no manejo pré-abate e capacitação de equipes até melhorias na estrutura de equipamentos e utilização de indicadores para tomada de decisão estratégica.
“Reduzir perdas e aumentar a qualidade da carne não é apenas uma meta técnica, é um diferencial competitivo. Cada ação de manejo bem aplicada gera maior rendimento, menor condenação e produtos mais valorizados pelo mercado consumidor”, destaca Humberto.
O especialista

Médico-veterinário, especialista em Ciência Avícola, mestre em Ciência de Alimentos e doutorando em Ciência Animal pela UNESP – Jaboticabal, Humberto Vinícius Faria da Cunha é fundador e diretor da HC Foods Consultoria & Treinamento. Atua há mais de 15 anos na indústria de alimentos de origem animal, com experiência em gestão de qualidade, consultoria e treinamento em autocontrole, APPCC e bem-estar animal, conciliando prática industrial e pesquisa científica.
Como participar?
O Congresso Brasileiro de Precisão Animal integra a programação da AveSui 2025 – Feira da Indústria de Aves, Suínos e Peixes da América Latina, que acontece de 28 a 30 de outubro, em Cascavel (PR).
Para assistir às palestras, é necessário realizar o credenciamento, que já está no 3º lote, com 20% de desconto. As inscrições podem ser feitas diretamente no site: https://congresso.avesui.com.br/
Programe-se:
29 de outubro
Painel Processamento Inteligente: Prevenção de Condenações e Valorização da Carne
09h00 – Bem-Estar das Aves: Impactos Econômicos e Estratégias de Mitigação – Humberto Cunha (Diretor de Conteúdo na Associação Food Safety Brazil e consultor na HC FOODS)
09h45 – Indicadores de Bem-Estar e Suas Consequências Econômicas no Abate de Suínos – Lara Macêdo Bonfim (Médica Veterinária; Especialista e Mestre em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal e Doutora em Zootecnia)
10:30 – Intervalo para Café
11h00 – Inovação na Cadeia Produtiva – Claudecir Antonio dos Santos (responsável pelo desenvolvimento de produtos cárneos, lácteos e afins, embalagens, assuntos regulatórios e legislação, além da gestão da inovação da Frimesa)
Sobre a AveSui 2025
Realizada no coração do Oeste do Paraná, a maior região produtora de proteína animal do Brasil, a AveSui América Latina 2025 será um ponto de encontro de empresas, produtores e profissionais dos setores de aves, suínos, peixes e bioenergia. Com três dias de feira, congresso técnico-científico e rodadas de negócios, o evento reforça sua posição como a mais completa plataforma de conteúdo, inovação e networking do agronegócio de proteína animal.
SERVIÇO
AveSui América Latina 2025 + Congresso Brasileiro de Precisão na Produção Animal
- Data: 28 a 30 de outubro de 2025
- Local: Centro de Convenções e Eventos de Cascavel – PR
- Inscrições e informações: avesui.com.br | congresso.avesui.com.br